ESTE BLOG FOI CRIADO PARA A DISCIPLINA METODOLOGIA DO ENSINO DA HISTÓRIA II - MINISTRADA PELO PROFESSOR DOUTOR RICARDO PACHECO

INÍCIO



Criado no GeradordeNicks.net

domingo, 2 de outubro de 2011

ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO

USANDO ARTE-EDUCAÇÃO NO COTIDIANO DA SALA DE AULA

TITULO: A linguagem cinematográfica
PÚBLICO-ALVO: Alunos do 5º ano
TEMPO ESTIMADO: Três aulas
INTERDISCIPLINARIDADE: História, artes, ciências, português, matemática e geografia

INTRODUÇÃO
Ao assistir um filme, em nosso cotidiano, não nos preocupamos – adultos ou crianças – com os aspectos da leitura de um filme. Ou seja, interpretamos apenas o que nos mostra a história dos personagens que compõem o filme. Este plano preparado para duas aulas propõe esta leitura da composição do filme, buscando compreender sua linguagem cinematográfica. Tendo como objetivo central o desenvolvimento da visão mais aprofundada e crítica do aluno frente a sua realidade.
Os filmes contam histórias e as crianças já convivem com esta realidade da contação de histórias, porém o direcionamento pedagógico possibilita a instrumentalização do ouvir histórias e/ou assistir um filme numa visão mais analítica.
As informações recebidas pelos alunos são muitas e desordenadas todos os dias. Cabe ao professor utilizar as mídias: internet, rádio, cinema, entre outras, para educar e organizar as aulas para que os alunos possam processar adequadamente tais mídias.

OBJETIVOS
Após assistir o filme e durante o desenvolvimento da aula é esperado que os alunos:

  • Reconheçam as propriedades que expressam e constroem um filme
  • Identifiquem os significados comunicativos da linguagem cinematográfica
  • Compreensão da importância dos cenários para entendimentos das ações contidas no filme
  • Reconheçam as cores quentes e frias
  • Identifiquem os tipos de moradias
  • Reconheçam os fenômenos da natureza
  • Realizar a leitura das imagens.

METODOLOGIA
         O desenvolvimento desta proposta dar-se-á pela exposição do tema proposto, com o apoio de alguns recursos didático-pedagógicos – data show. Ter-se-á como ponto de partida a problematização do tema proposto a ser desenvolvido a partir da exposição do filme: “Turma da Mônica – O vampiro” de Mauricio de Sousa. A partir do momento em que o filme for finalizado será levantada a problemática: o que o filme quis dizer? E então consecutivamente ao debate serão introduzidas definições de cinema, de organização de cores e cenários. O que tudo isso influencia na produção final da história. Será feito uso da interdisciplinaridade com enfoque na arte e na história, em especial, dando enfoque na importância do cinema, além de ser trabalhada a questão dos fenômenos da natureza presentes no filme. Será trabalhado o imaginário – real e fantasia, partindo da questão vampiros existem?  Os tipos de moradias também serão trabalhados, tudo isto explorando a oralidade das crianças.



RECURSOS DIDÁTICOS
Data show para passar o filme: Turma da Mônica – O VAMPIRO http://www.youtube.com/watch?gl=BR&hl=pt&v=UnGIhN-6t6M&noredirect=1cartolina; hidrocor; recortes de moradias.
ORGANIZAÇÃO DA SALA DE AULA
Cadeiras dispostas como em um cinema, posteriormente será utilizada sistema de grupos.
ESTRATEGIAS:
1ª aula:
Nesta aula será apresentado o filme. Os alunos assistiram e posteriormente serão trabalhados: o cinema, as cores utilizadas nas cenas e a composição dos cenários. O que tudo isto influencia na compreensão dos telespectadores. Para isto serão analisadas cenas do próprio filme. Para contextualizar com o cotidiano será exemplificado com cenas de novelas atuais.
Atividade de casa:
Ao fim desta aula será solicitado que as crianças façam, em casa, um desenho sobre o que foi compreendido do filme, utilizando os conceitos de cores e cenários.
2ª aula:
            Nesta aula serão trabalhados os tipos de moradia encontrados no filme, partindo da realidade dos próprios alunos: onde vocês moram? E a relação que os tipos de moradias têm com a situação econômica de cada um. E assim será, através de analise de imagens, feita a discussão. Será construído um gráfico, em cartolina, da relação das moradias com a situação econômica dos alunos, para que eles possam constatar que suas moradias e situações econômicas podem ser encaradas de diferentes pontos de vista. Prosseguindo os alunos serão questionados acerca dos fenômenos naturais encontrados no filme: frio, trovão e os demais que não estão presentes no filme e quais estão presentes em nossas vidas, trabalhando assim as estações do ano.
Atividade de casa:
            Será passada a leitura do poema “A CASA DOS ANIMAIS” das autoras: Lisandra H. Felipe, Luana M. da Rosa e Mayara G. Marques. O aluno deverá fazer sua interpretação e trazer na aula seguinte, através da produção de um texto.
3ª aula:
            Nesta aula serão trabalhadas as cores e suas definições: primária, secundária, etc. se são quentes ou frias e suas determinações na composição cinematográfica. Qual a importância do cinema para o cenário nacional: econômico e popular. Para tanto serão apresentados relações de filmes, onde dispostos em grupos de quatro pessoas, os alunos analisarão seus custos e benefícios tanto para a economia quanto para a diversão.
CULMINÂNCIA
            Discussão e apresentação de todas as atividades propostas para casa.
AVALIAÇÃO
            O papel do professor na construção do conhecimento consiste em facilitar o intercâmbio das informações entre as crianças. Todo tipo de atividade ou atitude desenvolvida pelos educandos merece ser levado em consideração, e todos os esforços que eles mostram com suas produções devem ser respeitados. Como avaliação é continua e diagnóstica, com a intenção primordial de rever a própria prática docente criando novas possibilidades para estimular os alunos a desenvolverem suas potencialidades levando em conta, principalmente, os avanços individuais dentro da coletividade e a participação no desenvolvimento de todas as atividades.

ANEXOS
POEMA: “A CASA DOS ANIMAIS” autoras: Lisandra H. Felipe, Luana M. da Rosa e Mayara G. Marques.

A casa dos animais
é muito elegante.
Quem mora nela
é o elefante.

E o gigante
mora junto
com o elefante
eles fazem tudo em conjunto.

Os dois são muito
obediente e inteligentes
e adoram cuidar
do meio ambiente.

A amiga deles
é uma abelha
ela mora numa casa
sem telha.

Essa casa 
é de Caco
Quem mora nela
é o macaco.

Os quatro são
muito amigos
e jamais serão
inimigos.
IMAGENS






Um comentário:

  1. Amanda,
    A aula está bem estruturada, e utiliza uma metodologia trabalhada na nossa disciplina.
    Mas não nenhum conteúdo de HISTÓRIA. E teriamos muitas coisas - de história, de sociabilidade, de relações sociais - para observarmos.
    Então te peço que reveja o aspecto dos conteúdos enfocados no planejamento apresentado.

    ResponderExcluir