RELATÓRIO DE APLICAÇÃO DO PLANO DE AULA
APRESENTAÇÃO
Este relatório tem como finalidade expor o resultado de uma aula aplicada a uma turma de quinto ano da Escola Municipal Anita Paes Barreto, localizada em Recife-PE, a partir da elaboração de um plano de aula que tem como tema: Escravidão: do passado ao presente, conforme requisito de aprovação na disciplina Metodologia do Ensino da História II. Ministrada pelo professor Ricardo Pacheco na UFRPE.
Este plano tem como proposta levar os alunos a refletirem sobre a escravidão ao longo dos tempos, e qual a importância desse tema na atualidade. Para isso leva o aluno a refletir sobre a importância econômica no processo de escravização dos negros no passado e da humanidade no presente.
A metodologia utilizada foi a de leitura de imagens, e a partir desta, os alunos foram conduzidos a compreensão do processo de escravização e suas conseqüências na contemporaneidade.
MÉTODOS E TÉCNICAS
O processo metodológico da aula foi dividido em quatro momentos:
A aula foi iniciada – primeiro momento – através de uma conversa informal com alunos e através desta foi identificado os conhecimentos prévios dos alunos acerca do tema abordado. Em seguida foi distribuído um texto que trata da escravidão no passado e presente, para que os alunos realizassem uma leitura individual, com o auxilio do dicionário. Após a leitura foi realizado um debate sobre o entendimento do texto.
No segundo momento a turma foi divida em dois grupos de seis alunos cada – pois a turma é composta por quatorze alunos, mas apenas doze estavam presentes. Forma distribuídas imagens que retratam a escravidão no Brasil colônia e império e imagens que retratam algum tipo de escravidão na atualidade, para que alunos analisassem e fizessem a relação das imagens com o texto lido. Estas relações sem do registradas através de anotações. A partir das anotações foi realizado o debate geral em que cada grupo apresentou suas considerações e entendimentos. Logo após a apresentação de cada grupo foi realizado a inserção de conceitos da escravidão no período colonial e imperial exemplificando o que foram estes períodos para a história do Brasil e como estão tais conceitos no Brasil atual.
O terceiro momento foi utilizado para elaboração de uma linha do tempo, dispondo as imagens de escravização analisadas anteriormente em ordem cronológica.
O quarto momento, a culminância, etapa em que os alunos puderam explicitar todo o conteúdo que aprenderam nesta aula. Através de exposição oral explicaram o cartaz montado e como foi fundamentada a escolha e organização do cartaz.
RESULTADOS
Os resultados obtidos ao fim da aula foram de intensa participação, envolvimento nas atividades propostas, elaboração satisfatória do cartaz – culminância da aula e compreensão do conteúdo abordado.
No inicio da aula os alunos estavam bastante apreensivos e tímidos, não querendo participar nem expor suas opiniões, apesar de conhecerem a professora que estava ministrando a aula – Amanda Anacleto. Contudo no decorrer da primeira hora os doze alunos começaram a se integrar e relembrar o conteúdo também estudado outrora com a regente permanente da sala. Então a participação foi efetiva e completa nas atividades propostas e a compreensão realizada foi concreta, visto que, todos expuseram seus entendimentos nos momentos de oralidade da aula e participaram das atividades de escrita e produção artística foi de cem por cento.
DISCUSSÃO
A aplicação do plano de aula foi bem sucedida, pois foram alcançados os objetivos propostos. Apesar de haver entraves no inicio da aula, devido à timidez de alguns alunos o desenvolvimento do planejamento não foi comprometido, pois houve uma condução coerente do conteúdo e respeito às etapas predelimitadas do plano de aula. Os alunos estiveram envolvidos a partir da primeira hora de aula e se mantiveram assim até o final, havendo uma continuidade do conteúdo durante sua aplicação.
Em resumo a aula foi satisfatória, tanto para a professora que ministrou a aula como para os alunos que estiveram bastante animados com o decorrer e finalização da aula, executando com êxito as atividades delimitadas e propostas ao longo do processo.
ALUNA: AMANDA ANACLETO
Amanda,
ResponderExcluirParabéns. Projeto bem estruturado e bem relatado.
Recomendo que esta proposta seja cadastrada em www.portaldoprofessor.mec.gov.br
Abraços,
Online casino site | ChoGen Casino
ResponderExcluirJoin ChoGen Casino and enjoy the best casino games 카지노 at ChoGen 샌즈카지노 Casino. We're your go-to for exciting 메리트 카지노 주소 slots, live dealer table games, video poker,